A câmara fria é uma ferramenta projetada para otimizar o armazenamento de produtos por meio de sua refrigeração (temperatura entre 0°C e 18°C) ou congelamento (temperaturas abaixo de 0°C). Com a baixa temperatura, ela assegura a eficiência e qualidade dos processos de armazenagem de produtos em frigoríficos e supermercados, por exemplo.
É uma área de armazenagem especial para produtos, materiais ou insumos que necessitam de uma conservação maior, seja para preservar a qualidade (como nos casos de alimentos e outros produtos perecíveis), seja para manter suas características (empresas que trabalham com a produção e fornecimento de gelo, por exemplo).
Algo bastante interessante nas câmaras frigoríficas é o fato de elas poderem ser disponibilizadas numa concepção totalmente adaptada às necessidades de cada cliente e utilização.
Logo, as câmaras são projetadas baseando-se na necessidade e particularidade de cada cliente, tais como: tipo de produto, temperatura de entrada e saída, tempo de conservação, movimentação diária, preferência por material do isolamento, entre outras.
Sendo assim sempre é realizado um estudo e projeto específico para cada câmara frigorífica mediante o detalhamento das necessidades do cliente, fazendo-se o cálculo e dimensionamento térmico apropriado para também oferecer a melhor potência e eficiência energética.
imagens ilustrativas